Mondo Interativo

Automobilismo, literatura, música, política e o que vier!

  • EDITORIAL 25/09/07

    Ron Groo pergunta: Você gosta de pombos? Veja porque o editor pede a cassação das aves. Isto mesmo 'cassação'.
  • Visão Feminina

    "Um Ser de Luz": Val Vaz depois de um longo hiato vem apresentar Clara Nunes a uma geração que não sabe o que perdeu. Para resgatar a memória e se emocionar.
  • O Grande Circo

    "E lá se vão 50 anos" Paulo Alexandre nos conta um pouco da história do início da corrida ao espaço. De Laika e Sputinik.
  • Sala Vip

    "Entradas e Bandeiras": Ron Groo dá nome e sobrenome a punição imposta a Ana Paula de Oliveira pela CBF. "É Machismo e é nojento" Alguém discorda?
  • Super Pole

    "Prodígios e precoces": Felipe Maciel observa a chegada dos novatos na F1 e levanta questões sobre o futuro
  • Miscelânia

    "A ironia da política brasileira, 15 anos após o Impeachment": observando a absolvição de Renan Calheiros, em votação secreta, surge a comparação com a cassação de Collor e a dúvida: o que desaprendemos do processo democrático?
  • Internauta

    Espaço para receber colaborações de leitores e convidados. Nesta semana: Wolverine: Prelúdio. Saiba da origem do mutante mais querido dos quadrinhos. Herói? Vilão? Leia o texto de Walter Malerba e decida você mesmo.
  • Foto de Miss Pit

    "Ralf Shumacher" Miss Pit decifra o que passa na cabeça do grande amigo do muro de Indianapolis.
  • Futeblogando

    "29ª, 30ª e 31ª rodadas do Brasileiro": Charles Nisz analisa os últimos jogos do campeonato mais importante do país.
  • Notícias

  • Calendário

    agosto 2007
    D S T Q Q S S
        set »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

Astrônomos descobrem possível estrela de nêutrons “próxima” da Terra

Posted by Bernardo Bercht em agosto 21, 2007

Estrela de nêutrons Calvera (ilustração)Não brilha no espectro de luz visível, não possui uma estrela companheira, não dispõe de “escombros” remanescentes de uma supernova… É um objeto totalmente esquisito, em todo o significado fora do comum que a ciência pode dar à essa definição. No entanto, Robert Rutledge da Universidade McGill, em Montreal, acredita que essa seja a estrela de nêutrons (ou pulsar, para os íntimos) mais próxima do nosso sistema solar.

Apenas outros 7 objetos, que ainda não possuem uma definição astrofísica concreta, semelhantes foram encontrados por cientistas nas últimas décadas. Batizado de Calvera, personagem do filme Sete Homens e um Destino, o objeto se encontra entre 250 e mil anos-luz da Terra e possui uma órbita estranha em relação ao centro da Via Láctea.

Calvera foi encontrado num esforço combinado entre os telescópios de raios-X Rosat e Swift. A velocidade de rotação aferível e as fortes emissões de raio-X permitem concluir que o astro é uma estrela de nêutrons, mas “o pacote padrão” de características não está lá.

Uma estrela desse tipo é o possível estágio final da vida de uma estrela. Quando astros de massa entre quatro e oito vezes o tamanho do Sol esgotam o seu combustível nuclear, seu núcleo implode pela força gravitacional e elas viram uma supernova. A energia expelida em velocidades próximas à da luz afasta as camadas externas da estrela, formando resíduos de supernova e expondo um núcleo minúsculo mas de alta pressão gravitacional, que passa a formar nêutrons da combinação de seus prótons e elétrons.

Aí é que se encontra um problema… Os remanescentes da supernova não estão lá. Calvera é uma corpo solitário, vagando fora do eixo galáctico. “Não está claro que tipo de objeto compacto é esse, mas é extremamente óbvio que não é o tipo de objeto que queríamos encontrar, e ele não parece muito com nada que tenhamos visto antes”, brinca Rutledge sobre o seu achado.

Fonte: Mcgill University
Foto: Casey Reed
Anúncios

4 Respostas to “Astrônomos descobrem possível estrela de nêutrons “próxima” da Terra”

  1. É impressionante o que se considera “próximo” em Astronomia…

  2. Bernardo Bercht said

    Hehehe… De fato, eles tem um conceito de distância único. Acho que vou adotar umas aspinhas ali no título também. Mas vale lembrar que as outras estrelas de nêutron “vizinhas” estão alguns milhares de anos-luz mais longe!

  3. Caro Bernardo,

    obrigado pela atenção.

    Observei que os temas abordados no Mondo Interativo continuam bastante variados e atuais. O sucesso está bem mais próximo que as estrelas de nêutron. Mas, sinceramente, as aspas no post seriam dispensáveis. Meu comentário foi, naturalmente, uma observação lúdica.

    Abraços.

  4. henrique correia said

    eu nao acredito q botaram as aspas se vc nao posue um minimo conhecimento astronomico apenas faça um comenyario divertido nao sugire, ja q sua sugestao da uma ipmprensao de sarcasmo o que nao e caso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: