Mondo Interativo

Automobilismo, literatura, música, política e o que vier!

  • EDITORIAL 25/09/07

    Ron Groo pergunta: Você gosta de pombos? Veja porque o editor pede a cassação das aves. Isto mesmo 'cassação'.
  • Visão Feminina

    "Um Ser de Luz": Val Vaz depois de um longo hiato vem apresentar Clara Nunes a uma geração que não sabe o que perdeu. Para resgatar a memória e se emocionar.
  • O Grande Circo

    "E lá se vão 50 anos" Paulo Alexandre nos conta um pouco da história do início da corrida ao espaço. De Laika e Sputinik.
  • Sala Vip

    "Entradas e Bandeiras": Ron Groo dá nome e sobrenome a punição imposta a Ana Paula de Oliveira pela CBF. "É Machismo e é nojento" Alguém discorda?
  • Super Pole

    "Prodígios e precoces": Felipe Maciel observa a chegada dos novatos na F1 e levanta questões sobre o futuro
  • Miscelânia

    "A ironia da política brasileira, 15 anos após o Impeachment": observando a absolvição de Renan Calheiros, em votação secreta, surge a comparação com a cassação de Collor e a dúvida: o que desaprendemos do processo democrático?
  • Internauta

    Espaço para receber colaborações de leitores e convidados. Nesta semana: Wolverine: Prelúdio. Saiba da origem do mutante mais querido dos quadrinhos. Herói? Vilão? Leia o texto de Walter Malerba e decida você mesmo.
  • Foto de Miss Pit

    "Ralf Shumacher" Miss Pit decifra o que passa na cabeça do grande amigo do muro de Indianapolis.
  • Futeblogando

    "29ª, 30ª e 31ª rodadas do Brasileiro": Charles Nisz analisa os últimos jogos do campeonato mais importante do país.
  • Notícias

  • Calendário

    agosto 2007
    D S T Q Q S S
        set »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

Google lança serviço inédito para exploradores leigos do cosmos

Posted by Bernardo Bercht em agosto 22, 2007

Apresentação do SkyO Google acaba de anunciar uma atualização para o Google Earth que é das bugigangas mais bacanas dos últimos tempos. A partir dessa quarta-feira, os usuários do popular software gratuito de visualização por satélite do globo terrestre tem à sua disposição um pouquinho mais só: 100 milhões de estrelas e 200 milhões de galáxias… É isso mesmo, com o serviço Sky, a gigante da internet acaba de aposentar o telescópio amador, pura e simplesmente.

Aliás, como é o costume do Google, sem as complicações que envolvem procurar um desses pontinhos luminosos no céu, como horário, posição, dor na coluna… O programa utiliza o mesmo sistema de procura do Google Earth para encontrar o que você quiser, uma estrada aberta para o Universo no monitor de qualquer internauta. É provável que essa novidade abra caminho para um público muito maior de interessados na astronomia.

O Sky foi programado para mostrar o Cosmos em diferentes camadas, mostrando o ciclo de vida de uma estrela, os astros que compõem as constelações, fotos de alta resolução do Hubble e um guia especial através das galáxias mais famosas. É o céu que observamos a olho nú aqui da Terra, mas com muito mais detalhes, num show de imagens.

Alguém pode contestar o ineditismo da iniciativa porque a Nasa já disponibiliza gratuitamente a maior parte desse conteúdo gratuitamente… Para encontrar toda essa gama de imagens é necessário o domínio do inglês e horas de trabalho através de páginas e mais páginas de arquivo. Com o Sky, esse show do Universo é apresentado na interface dinâmica que estamos acostumados do Google Earth e em 13 idiomas diferentes, incluindo o português.

Bem, eu vou lá atualizar meu Google Earth e começar a “colecionar galáxias”… Acho que a primeira será Andrômeda, nossa galáxia gigante vizinha, depois dou um passeio pela nebulosa de Orion e através dos Pilares da Criação na nebulosa da Águia.

Fonte: REUTERS
Foto: Christian Charisius/REUTERS
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: