Mondo Interativo

Automobilismo, literatura, música, política e o que vier!

  • EDITORIAL 25/09/07

    Ron Groo pergunta: Você gosta de pombos? Veja porque o editor pede a cassação das aves. Isto mesmo 'cassação'.
  • Visão Feminina

    "Um Ser de Luz": Val Vaz depois de um longo hiato vem apresentar Clara Nunes a uma geração que não sabe o que perdeu. Para resgatar a memória e se emocionar.
  • O Grande Circo

    "E lá se vão 50 anos" Paulo Alexandre nos conta um pouco da história do início da corrida ao espaço. De Laika e Sputinik.
  • Sala Vip

    "Entradas e Bandeiras": Ron Groo dá nome e sobrenome a punição imposta a Ana Paula de Oliveira pela CBF. "É Machismo e é nojento" Alguém discorda?
  • Super Pole

    "Prodígios e precoces": Felipe Maciel observa a chegada dos novatos na F1 e levanta questões sobre o futuro
  • Miscelânia

    "A ironia da política brasileira, 15 anos após o Impeachment": observando a absolvição de Renan Calheiros, em votação secreta, surge a comparação com a cassação de Collor e a dúvida: o que desaprendemos do processo democrático?
  • Internauta

    Espaço para receber colaborações de leitores e convidados. Nesta semana: Wolverine: Prelúdio. Saiba da origem do mutante mais querido dos quadrinhos. Herói? Vilão? Leia o texto de Walter Malerba e decida você mesmo.
  • Foto de Miss Pit

    "Ralf Shumacher" Miss Pit decifra o que passa na cabeça do grande amigo do muro de Indianapolis.
  • Futeblogando

    "29ª, 30ª e 31ª rodadas do Brasileiro": Charles Nisz analisa os últimos jogos do campeonato mais importante do país.
  • Notícias

  • Calendário

    agosto 2007
    D S T Q Q S S
        set »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

A maloca é pobre, mas o design é italiano…

Posted by Bernardo Bercht em agosto 23, 2007

Abrigo temporárioA Quinta Avenida de Nova York, símbolo da riqueza norte-americana, é palco de uma mostra, no mínimo, polêmica. A proposta da “Design for the other 90%” (Design para os outros 90%) é mostrar criações de engenharia e arquitetura para as comunidades com menos condições de vida do planeta… A princípio, uma idéia muito positiva, mas que na prática gera discussão sobre a relevância do local escolhido e também da utilidade das invenções apresentadas.

Na mostra, dividida em seis seções (água, abrigo, saúde e saneamento, educação, energia e transporte) e sob curadoria de Cynthia E. Smith, estão equipamentos realmente úteis como o Lifestraw, um canudo de construção barata que purifica a água; e outros discutíveis como a Big Boda Load Carrying Bicycle, bicicleta estendida para transporte de carga pesada… Algo como, agora temos muito mais espaço para você arrebentar suas pernas carregando o nosso capitalismo desvairado nas costas…

Apesar da iniciativa primária ser boa, a exposição não deixa de transparecer uma perspectiva segregatória do primeiro mundo. Ao invés de pensar em soluções de distribuição de riqueza e qualidade de vida, a mostra é uma espécie de catálogo de “o que fazer com os recursos da miséria”.

Design for the other 90%, na Quinta Avenida

Os projetos de abrigo tem aparência tão sólida quanto as malocas da sua vila brasileira mais próxima, o que levou uma analista do Wall Street Journal a declarar que “parece algo em que você não colocaria nem o seu cachorro para viver”, sobre um dos projetos.

No fim das contas, a exposição aparenta ser impulsionada mais por dor na consciência do que ímpeto em resolver condições lamentáveis de vida que são impostas a 5 bilhões de indivíduos pelas discrepâncias de riqueza no mundo.

Big Boda Bike

Fotos: divulgação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: