Mondo Interativo

Automobilismo, literatura, música, política e o que vier!

  • EDITORIAL 25/09/07

    Ron Groo pergunta: Você gosta de pombos? Veja porque o editor pede a cassação das aves. Isto mesmo 'cassação'.
  • Visão Feminina

    "Um Ser de Luz": Val Vaz depois de um longo hiato vem apresentar Clara Nunes a uma geração que não sabe o que perdeu. Para resgatar a memória e se emocionar.
  • O Grande Circo

    "E lá se vão 50 anos" Paulo Alexandre nos conta um pouco da história do início da corrida ao espaço. De Laika e Sputinik.
  • Sala Vip

    "Entradas e Bandeiras": Ron Groo dá nome e sobrenome a punição imposta a Ana Paula de Oliveira pela CBF. "É Machismo e é nojento" Alguém discorda?
  • Super Pole

    "Prodígios e precoces": Felipe Maciel observa a chegada dos novatos na F1 e levanta questões sobre o futuro
  • Miscelânia

    "A ironia da política brasileira, 15 anos após o Impeachment": observando a absolvição de Renan Calheiros, em votação secreta, surge a comparação com a cassação de Collor e a dúvida: o que desaprendemos do processo democrático?
  • Internauta

    Espaço para receber colaborações de leitores e convidados. Nesta semana: Wolverine: Prelúdio. Saiba da origem do mutante mais querido dos quadrinhos. Herói? Vilão? Leia o texto de Walter Malerba e decida você mesmo.
  • Foto de Miss Pit

    "Ralf Shumacher" Miss Pit decifra o que passa na cabeça do grande amigo do muro de Indianapolis.
  • Futeblogando

    "29ª, 30ª e 31ª rodadas do Brasileiro": Charles Nisz analisa os últimos jogos do campeonato mais importante do país.
  • Notícias

  • Calendário

    agosto 2007
    D S T Q Q S S
        set »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

GM aposta em duas opções de propulsão ecológica

Posted by Bernardo Bercht em agosto 24, 2007

GM VoltDesde que Nicolaus Otto, Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach criaram o conceito de motor atmosférico quatro tempos, em 1896, a tecnologia dos motores de explosão não sofreu grandes modificações em sua base. Os componentes e projetos foram aprimorados, mas o sistema que utiliza uma faísca para iniciar a combustão continuava o mesmo.

Até agora, pois a GM anunciou o teste de um motor à gasolina que utiliza a compressão do ar e do combustível para gerar o calor que movimenta a unidade de propulsão. Esse novo conceito deve usar pelo menos 15% da gasolina que o tradicional.

O motor funciona comprimindo uma mistura de ar e gasolina em um cilindro, mesclando características do motor diesel com o convencional. A companhia norte-americana começou a testar o protótipo em dois veículos, Vectra e Saturn, para aprimorar o motor antes que ele chegue à produção em massa. “Apesar de nossos custos de desenvolvilmento terem sido substanciais, tivemos um progresso tremendo”, declarou Uwe Grebe, diretor executivo da GM Powertrain Advanced Engineering.

Ao mesmo tempo, a GM revelou que o seu protótipo híbrido, Volt, começa o seu teste de rua no próximo ano, para viabilizar sua produção a partir de 2010. O projeto, que é propelido por um motor elétrico de 161 cavalos, possui um pequeno motor a combustão que funciona apenas como gerador de força para carregar as baterias da unidade motriz.

Nessa configuração, o Volt tem autonomia de mais de 1000 km, e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos, com velocidade máxima de 199 km/h. Além da performance esportiva, o veículo “natureba” é prático de carregar, é só plugar na tomada comum de 110 volts.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: