Mondo Interativo

Automobilismo, literatura, música, política e o que vier!

  • EDITORIAL 25/09/07

    Ron Groo pergunta: Você gosta de pombos? Veja porque o editor pede a cassação das aves. Isto mesmo 'cassação'.
  • Visão Feminina

    "Um Ser de Luz": Val Vaz depois de um longo hiato vem apresentar Clara Nunes a uma geração que não sabe o que perdeu. Para resgatar a memória e se emocionar.
  • O Grande Circo

    "E lá se vão 50 anos" Paulo Alexandre nos conta um pouco da história do início da corrida ao espaço. De Laika e Sputinik.
  • Sala Vip

    "Entradas e Bandeiras": Ron Groo dá nome e sobrenome a punição imposta a Ana Paula de Oliveira pela CBF. "É Machismo e é nojento" Alguém discorda?
  • Super Pole

    "Prodígios e precoces": Felipe Maciel observa a chegada dos novatos na F1 e levanta questões sobre o futuro
  • Miscelânia

    "A ironia da política brasileira, 15 anos após o Impeachment": observando a absolvição de Renan Calheiros, em votação secreta, surge a comparação com a cassação de Collor e a dúvida: o que desaprendemos do processo democrático?
  • Internauta

    Espaço para receber colaborações de leitores e convidados. Nesta semana: Wolverine: Prelúdio. Saiba da origem do mutante mais querido dos quadrinhos. Herói? Vilão? Leia o texto de Walter Malerba e decida você mesmo.
  • Foto de Miss Pit

    "Ralf Shumacher" Miss Pit decifra o que passa na cabeça do grande amigo do muro de Indianapolis.
  • Futeblogando

    "29ª, 30ª e 31ª rodadas do Brasileiro": Charles Nisz analisa os últimos jogos do campeonato mais importante do país.
  • Notícias

  • Calendário

    agosto 2007
    D S T Q Q S S
        set »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

Vamos desvendar o infame e-mail marciano…

Posted by Bernardo Bercht em agosto 24, 2007

Ilusão marcianaDesde 2003 muita gente já deve ter recebido, nessa época, um curioso e-mail que conta uma impressionante história sobre Marte estar na menor distância orbital da Terra. Essa mensagem fala sobre um intervalo de uns três dias em que o planeta vermelho apareceria no céu em tamanho equivalente à Lua!

Seria um show fantástico, mas isso é um tremenda bobagem, obviamente… Essa história começou em 2003 pois naquele ano realmente a Terra estava alinhada com Marte na parte mais próxima do que chamamos de “eclíptica”, e naquele ano era o objeto mais brilhante no céu depois do nosso satélite natural. Ainda assim, continuou como um ponto luminoso na noite e não um majestoso círculo como a Lua. As distâncias são muito grandes para notarmos uma mudança de tamanho no astro. Mesmo no afastamento mínimo, Marte está afastado da Terra metade da distância que a própria Terra fica do Sol. Mesmo sendo milhares de vezes maior que Marte, vemos ele aqui na Terra com o mesmo tamanho que a Lua, imagine então Marte que se encontra na melhor das hipóteses à metade dessa distância?

Há uma verdade no e-mail, porém: estamos nos aproximando à menor distância do planeta vermelho. A cada dia os planetas se aproximam cerca de 36.000 km. No fim de setembro apenas a Lua, Vênus e algumas estrelas brilhantes vão rivalizar com a luz de Marte e em dezembro ocorre a máxima aproximação, quando Sol, Terra e Marte estarão alinhados em suas órbitas, e o planeta vermelho será novamente o objeto mais brilhante do céu noturno, depois da Lua, obviamente…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: