Mondo Interativo

Automobilismo, literatura, música, política e o que vier!

  • EDITORIAL 25/09/07

    Ron Groo pergunta: Você gosta de pombos? Veja porque o editor pede a cassação das aves. Isto mesmo 'cassação'.
  • Visão Feminina

    "Um Ser de Luz": Val Vaz depois de um longo hiato vem apresentar Clara Nunes a uma geração que não sabe o que perdeu. Para resgatar a memória e se emocionar.
  • O Grande Circo

    "E lá se vão 50 anos" Paulo Alexandre nos conta um pouco da história do início da corrida ao espaço. De Laika e Sputinik.
  • Sala Vip

    "Entradas e Bandeiras": Ron Groo dá nome e sobrenome a punição imposta a Ana Paula de Oliveira pela CBF. "É Machismo e é nojento" Alguém discorda?
  • Super Pole

    "Prodígios e precoces": Felipe Maciel observa a chegada dos novatos na F1 e levanta questões sobre o futuro
  • Miscelânia

    "A ironia da política brasileira, 15 anos após o Impeachment": observando a absolvição de Renan Calheiros, em votação secreta, surge a comparação com a cassação de Collor e a dúvida: o que desaprendemos do processo democrático?
  • Internauta

    Espaço para receber colaborações de leitores e convidados. Nesta semana: Wolverine: Prelúdio. Saiba da origem do mutante mais querido dos quadrinhos. Herói? Vilão? Leia o texto de Walter Malerba e decida você mesmo.
  • Foto de Miss Pit

    "Ralf Shumacher" Miss Pit decifra o que passa na cabeça do grande amigo do muro de Indianapolis.
  • Futeblogando

    "29ª, 30ª e 31ª rodadas do Brasileiro": Charles Nisz analisa os últimos jogos do campeonato mais importante do país.
  • Notícias

  • Calendário

    setembro 2017
    D S T Q Q S S
    « out    
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930

“Super Pole”

Prodígios e precoces

por Felipe Maciel

Em 1972, Emerson Fittipaldi se tornava o mais jovem piloto a conquistar um título mundial, marca que só seria batida em 2005, pelo espanhol Fernando Alonso. No entanto, bastaram dois anos para Lewis Hamilton ameaçar lhe tirar do mesmo trono em que o Emerson se sustentou durante décadas.

É uma fato: nunca uma nova geração da F-1 foi tão nova.

Sebastian Vettel é outro exemplo de brilhantismo precoce que surge neste circo. Aos 19 anos, o alemão se tornou o mais novo piloto a pontuar na categoria, e já mostra serviço a bordo de uma escuderia fundo-de-grid como a Toro Rosso, sobretudo debaixo de chuva, onde sabe dar show.

Seu antecessor na BMW, Robert Kubica, estreou substituindo o campeão mundial de 97 e não ficou devendo em nada ao canadense, muito pelo contrário, conquistou um pódio em sua terceira corrida, após duros duelos na pista contra Massa e Alonso durante o GP da Itália.

A F-1 assiste com entusiasmo à chegada de novatos experientes que podem proporcionar espetáculo desde a primeira corrida, a exemplo de Nico Rosberg, que cravou a volta mais rápida em sua corrida de estréia, quando abriu a contagem de pontos em seu currículo promissor.

É claro que exceções acontecem. O finlandês Kovalainen não começou da maneira que gostaria. Levou tempo para ajustar tanto o controle psicológico quanto o instável carro da equipe Renault, que pretende melhorar ainda mais para o ano que vem, quando poderá receber a grande promessa chamada Nelsinho Piquet, caso o brasileiro não seja escolhido para correr de Williams.

Agora só nos resta esperar que a geração liderada por Hamilton não se torne vítima do inglês. Da mesma forma em que tantos Trullis, Buttons, Barrichellos, Ralfs, Fisichellas… foram engolidos pelo domínio esmagador de Michael Schumacher, existe o risco de a nova leva de pilotos ser ofuscada por um potencial supremo de Lewis Hamilton.

Essa história nós não queremos ver se repetir. A categoria sonha com uma reedição da saudosa década de 80, uma F-1 de muitos nomes, e não uma competição de um homem só. Quem sabe uma era assim não esteja começando agora, neste exato momento? Talvez a disputa pelo título entre três pilotos na última prova do ano seja um bom ensaio daquilo que está por vir…

A questão é: Será que o Lewis vai permitir?

Acesse nosso histórico de colunas no Arquivo Mondo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: